SOBRE O IJB

Quem somos nós

Somos uma associação, sem fins lucrativos e sem qualquer finalidade político-partidária ou vinculação ideológica, composta por mulheres juristas de origem brasileira e atuantes no Brasil e em outros países.

Nossa missão

Desenvolver e incentivar ações e projetos que valorizem o trabalho da mulher jurista, de forma democrática e integradora, incentivando a colaboração acadêmica e social entre homens e mulheres para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O que fazemos

Por meio da criação de uma rede nacional e mundial de mulheres brasileiras da área jurídica, promovemos diversos tipos de eventos, atividades e projetos que visem ao aprimoramento das condições de trabalho e ao desenvolvimento da mulher jurista no Brasil e no mundo.

Nossa história

Tudo começou quando passamos a nos deparar com injustiças cotidianas que nos despertaram para a necessidade de suporte para enfrentarmos juntas os nossos desafios e as nossas angústias pessoais, cada uma à sua maneira. Ainda no campo das ideias percebemos que a solução estava em nossas mãos: o apoio mútuo e o engajamento sincero de cada uma de nós, não apenas com foco nos nossos projetos individuais, mas também na construção de um caminho coletivo a partir do que tínhamos para doar umas às outras.

É certo que, em algum momento da vida acadêmica, pessoal e profissional, todas nós pudemos conviver com mulheres com as quais nos identificamos e que passamos a admirar. Isso fez com que, desde 2017, algumas de nós começássemos a nos questionar e a levantar pautas relevantes às mulheres em todos os meios em que nos encontramos, criando coragem, inclusive, para abordarmos e nos aproximarmos de notáveis juristas em quem sempre nos espelhamos – com destaque à Professora Mary Elbe Queiroz, que generosamente abraçou o projeto desde as primeiras ideias.

Em paralelo, já era possível perceber, entre meios empreendedores e nichos femininos específicos, iniciativas altamente interessantes sobre carreira e estratégia de negócios, que passamos a observar com olhos cada vez mais atentos – afinal entender o caminho de quem deu certo é fundamental para chegar lá!

Assim é que, em 2018, dando início à nossa rede, a convite da nossa primeira presidente (Mariane Cardoso) e já com apoio de algumas fundadoras, começamos a realizar os primeiros na promoção de encontros e iniciativas que nos dessem força e agregassem valiosíssimos aprendizados, sempre com muito esforço e com a sincera recompensa vivenciada por quem se dedica a causas que valem a pena!

Começamos com um formato menor, em modelo de confraria, convidando mulheres de destaque para compartilhar conosco sua trajetória profissional e de vida. Para a nossa sorte, desde o nosso primeiro encontro fomos brindadas com a participação marcante da Dra. Solange Costa (gerente de direito minerário da Vale S.A.), uma mulher incrível, com uma história de vida sensacional e que nos trouxe muitas reflexões interessantes sobre o mercado de trabalho e sobre vida pessoal, tudo regado a muito bom humor e com muita abertura. Foi sensacional!

De lá para cá tivemos alguns encontros nesse formato, em que sempre nos foi possível não apenas aprender muito, como também refletir sobre questões atinentes ao posicionamento das mulheres nas mais diversas áreas jurídicas. E as nossas reflexões nos levaram à seguinte pergunta: como podemos mudar isso?

A resposta já estava em prática: unindo-nos!

Mas nos unirmos em pequenos grupos, ou apenas em uma parte do Brasil, era pouco: era preciso construir uma rede forte, nacional, que reunisse mulheres em torno de alguns propósitos comuns – conhecimento, pluralidade, networking e visibilidade.

Assim nasceu o IJB, um espaço para trocas de experiências e apoio mútuo entre mulheres juristas de todo o Brasil, de forma a fomentar momentos genuínos de convivência e relacionamento, não exclusivamente para mulheres, mas também dando maior espaço a todas elas (e nós).

E assim estamos movendo esse sonho e projeto de criação de uma rede nacional com variados núcleos regionais e temáticos, nas mais diversas áreas do Direito, com programas de mentoria, capacitação e tudo mais que possa agregar no desenvolvimento pessoal e profissional de todas as juristas brasileiras.

Pilares

Produção de conhecimento relevante

Acolhimento

Respeito à diversidade

Visibilidade

Networking / Rede

Capacitação e Desenvolvimento

Associadas
Apoiadores
Estados
Países